Manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos

Esta concepção do papel dos arquivos será a. Arquivo de Recorte de Jornal: os recortes de jornais são arquivados, por assunto, podendo-se aplicar qualquer um dos métodos usuais, ou seja, o dicionário, o enciclopédico, ou decimal. 5. O papel, por mais variada que possa ser sua composição, é. O presente manual foi dividido em duas partes.

conservação de documentos em papel. 5 Mesa Virtual A. No âmbito externo, a Agência tem sido referência como Case de sucesso em implantação da gestão documental para inúmeras instituições, transferindo conhecimento e experiência Manual de Gestão de Documentos e Arquivos 14 atender às solicitações de empréstimo e consulta dos documentos sob. Arquivo Nacional.

Os níveis de temperatura ou umidade não devem ser modificados à noite, nos fins de semana, ou em outras ocasiões em que bibliotecas ou arquivos estejam fechados. 6 O papel é uma lâmina que se obtém a partir da união de fibras de Uma das causas é atribuída ao armazenamento de documentos em áreas.º 2). Faz parte manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos do presente manual um Glossário e os documentos de controlo de identificação, tais como: Arquivo corrente ou ativo – constituído por documentos em fase ativa de vida.

artísticos e artefatos em papel 8. B. Rio de Janeiro, Abr. Sobre os cuidados com arquivos especiais, assinale V para o item verdadeiro e F para o falso. 5 2.. Jan 14,  · Este vídeo aborda a preservação e conservação de documentos audiovisuais. H.

Por manuseio entendemos como os procedimentos que envolvem o contato com os documentos, manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos desde o tratamento técnico realizado pelos funcionários até mesmo a forma como os usuários realizam suas pesquisas com a documentação. MANUAL TÉCNICO DE ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS CORRENTES E manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos INTERMEDIÁRIOS. sua manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos produção; a deterioração de documentos a partir da avaliação dos agentes intrínsecos e extrínsecos que contribuem para a degradação manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos dos acervos em suporte papel; e o uso de autoadesivo em documentos. manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos se e seleção de documentos de manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos arquivo para definir prazos de guarda, independentemente do suporte (papel, o filme, o disco óptico, etc. sua produção; a deterioração de documentos a partir da avaliação dos agentes intrínsecos e extrínsecos que contribuem para a degradação dos acervos em suporte papel; e o uso de autoadesivo em documentos. Mobiliário de armazenagem: um breve resumo das opções atuais 9. · Poluição Atmosférica - manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos A celulose é atacada pelos ácidos, ainda que nas condições de conservação mais favoráveis. Site institucional do Arquivo Público do Paraná.

Os documentos activos estão colocados em arquivadores ou armários de acesso fácil para a secretária, dado que o uso é frequente. A primeira parte traz um estudo sobre alguns conceitos básicos da teoria arquivística, recomendações para construção de arquivos, orientações para produção e manutenção dos documentos e das áreas de armazenamento, melhores. Os documentos de arquivo independem, como se vê, do suporte uti-lizado para o manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos registro da informação, que pode estar em papel, em filme, em dis-co óptico ou em qualquer outro mate-rial. xi. Documentos Digitais.

um atributo de todas as épocas históricas. formais típicos de manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos processo em papel, tais como capeamento, criação de volumes, inclusão de termos, numeração de folhas, carimbos e aposição de etiquetas. Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos e corresponder às expectativas de preservação dos documentos. Preservação de Documentos. Somemos ao elevado índice de acidez, o efeito das altas manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos temperaturas predominante nos países tropicais e subtropicais e uma variação da umidade relativa, teremos um quadro bastante desfavorável na conservação de documentos em papel. O sistema de ar condicionado deverá estar ligado ininterruptamente para evitar oscilações bruscas sobre o acervo. Sistema de Arquivos: é um conjunto de arquivos de manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos uma mesma esfera governamental ou de uma mesma entidade, pública ou privada, que independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, funcionam de modo integrado e articulado na consecução de objetivos técnicos comuns.

enquanto suporte de documentos são provocadas devido a manuseios inadequados, como também em decorrência de intervenções incorretas. Este é o menu do sistema que apresenta em outro formato as funcionalidades que já estão disponíveis na página principal. requisitos para o gerenciamento de documentos nos arquivos manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos públicos e privados. A Lei nº 62/, de 26 de agosto, relativa à Organização e Funcionamento dos Tribunais Judiciais, define, no nº 1 do art. A palavra serve também para designar outras realidades, todas. Desaconselha-se a colagem do recorte em folhas de papel, a fim de facilitar o process. Dentre as causas de degradação do papel, podemos citar as de origem intrínseca e as de origem extrínsecas. Entretanto, a quantidade de documentos em outros materiais, como filmes, discos e meios magnéticos aumenta rapidamente.

, color. A gestão de documentos aplicada nas empresas é uma atividade estratégica na constituição manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos do acervo arquivístico, pois define o ciclo vital dos documentos, estabelecendo aqueles que após o uso. As necessidades específicas para a consulta, guarda e preservação desses documentos devem ser consideradas no planejamento do edifício. a) Não inserida em processo de procedimento administrativo em curso; b) Que consubstancie documentos notariais, registrais, de identificação civil, criminal, documentos depositados em arquivos históricos e documentos referentes a matérias em segredo de justiça (artigos 2. Atualmente, a maior parte dos manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos documentos arquivísticos é constituída de papel. MANUAL DE FORMAÇÃO EM ARQUIVOS ADMINISTRATIVOS composta por um conjunto de documentos devidamente organizado para que estabeleceu a rede de arquivos em províncias. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, número de documentos impressos, manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos e em especial a biblioteca pública do Centro Cultural São Paulo. A manutenção de condições estáveis é de grande importância.

Em ambas as civilizações contempla-se o princípio da autenticidade documental e o seu consequente. Na Grécia surge o conceito de publicidade como atributo próprio dos arquivos públicos, unido à noção de democracia. Instituto com a publicação do Manual para a gestão de documentos, vários outros documentos técnicos foram sendo produzidos e disponibilizados 2, dos quais destacamos, pela inovação que representou, o Modelo de requisitos para a gestão de arquivos eletrónicos. Rio de Janeiro, Abr. intitulado Incorporação em Arquivo Distrital e eliminação de documentos, produzido em dezembro de e que é, em larga medida, a base do presente manual e procedeu-se à sua atualização mediante a integração de algumas considerações constantes de outros documentos entretanto produzidos, designadamente, o Manual de procedimentos. Soluções para armazenagem de artefatos de grandes dimensões Planificação do papel por meio de umidificação Como fazer o seu próprio passe-partout Preservação de livros de recortes e álbuns Manual de pequenos reparos.

Armazenamento com controle manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos ambiental: Os locais de guarda dos documentos em suporte papel, das fotografias, dos microfilmes e dos documentos audiovisuais (filmes em película, fitas de vídeo, fitas cassete) têm suas salas climatizadas durante 24 horas, com o controle de umidade e de temperatura necessários para a melhor conservação de cada. Há, pois, uma certa linha de continuidade nas presentes Orientações. Tais documentos se constituem em elementos de suma importância para o bem como em arquivos públicos e privados de Feira de Santana, Cachoeira, Salvador.

Dentre as causas de degradação do papel, podemos citar as de origem intrínseca e as de origem extrínsecas. Arquivo Corrente ou Ativo - conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos no cumprimento de atividades-fim e atividades-meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados. Jun 10,  · Hoje iremos destacar a importância do correto manuseio dos documentos através de algumas dicas e recomendações. Poste-riormente, apresenta-se a metodologia utilizada e os resultados da pesquisa. Programa. Gestão de documentos.

5 O suporte para uma imagem fotográfica inclui papel. A poluição atmosférica é. “a classificação e a avaliação dos documentos de arquivo para análise do conjunto documental e o seu potencial de. Armazenamento com controle ambiental: Os locais de guarda dos documentos em suporte papel, das fotografias, dos microfilmes e dos documentos audiovisuais (filmes em película, fitas de vídeo, fitas cassete) têm suas salas climatizadas durante 24 horas, com o controle de umidade e de temperatura necessários para a melhor conservação de cada. O documento de arquivo, para ser preservado, “depende dos procedimentos adotados em sua produção, tramitação, acondicionamento e armazenamento físico”, tal como consta na p.

CONSERVAÇÃO preventiva em bibliotecas e arquivos. 1o Fórum de Arquivos do Poder Judiciário, em , e o seminário sobre Arquivos e Documentos Eletrônicos, em , no Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro, como estratégia de desenvolvimento dos profissionais que atuam nos arquivos e para consolidar, manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos em nível institucional, a importância da gestão de documentos. São Paulo, BECK, Ingrid. A palavra serve também para designar outras realidades, todas.

Sempre que clicar no logo “Sem Papel”, o sistema voltará para a Mesa Virtual. qüentou ou as fotografias de seus familiares. · Poluição Atmosférica - A celulose é atacada pelos ácidos, ainda que nas condições de conservação mais favoráveis.ARQUIVO CENTRAL DO SISTEMA DE ARQUIVOS. Para que os documentos cheguem em boas condições de conservação ao Arquivo Histrico, devem ser observadas algumas medidas de conservação preventiva durante a produção dos documentos e a sua arrumação em Arquivos Correntes. Poste-riormente, apresenta-se a metodologia utilizada e os resultados da pesquisa.

a) Não inserida em processo de procedimento administrativo em curso; b) Que consubstancie documentos notariais, registrais, de identificação civil, criminal, documentos depositados em arquivos históricos e documentos referentes a matérias em segredo de justiça (artigos 2. Quadros Quantitativos.ºs 4 e 5 e 6. Conseqüentemente, no lugar de arquivos encontra-se, amiúde, depósitos de papel nos quais não se. No caso de caixas não confeccionados em cartão alcalino, recomenda-se o uso de invólucros internos de papel alcalino, para evitar o contato direto de documentos com materiais instáveis. A partir desse acúmulo de experiência, o Museu tornou-se um espaço mais dinâmico Estando em meio digital estes jornais em suporte de papel como forma de preservação não. Este vídeo aborda a preservação e conservação de documentos audiovisuais.

Soluções para armazenagem de artefatos de grandes dimensões Planificação do papel por meio de umidificação Como fazer o seu próprio passe-partout Preservação de livros de recortes e álbuns Manual de pequenos reparos. que utilizam, em grande parte, o papel como suporte da informa-ção, além de tintas das mais diversas composições. Instituto com a publicação do Manual para a gestão de documentos, vários outros documentos técnicos foram sendo produzidos e disponibilizados 2, dos quais destacamos, pela inovação que representou, o Modelo de requisitos para a gestão de arquivos eletrónicos.

artísticos e artefatos em papel 8. ix caso da fotografia digital ou dos arquivos de imagens gerados no processo de digitalização de documentos em suporte papel2., color.

Pág. Arquivos activos – guardam-se os documentos de grande circulação, que ainda estão em período operacional, cujo conteúdo ainda está à espera de resposta, ou ao qual se faz referência com regularidade. Conservação de fotografia e confecção de álbuns fotográficos Conservação manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos de capa para discos de vinil Técnicas de conservação e pequenos reparos em capas de vinil confeccionadas em papelão tipo duplex seguindo os preceitos de conservação e com materiais de qualidade arquivística. A partir desse acúmulo de experiência, o Museu tornou-se um espaço mais dinâmico atraindo um público bastante diversificado em busca de informações culturais e de apoio à pesquisa. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1 vídeo (30 min), DVD, son.) em que a informação está registrada.

º , , Art. higienizaçã[HOST]> Acessado em: 18 de novembro de BAEZA, Teresa Marcela Meza. O PROGED está empe-nhado na elaboração de manual que contempla requisitos para a autuação e tramitação. especialmente o manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos pó, a fuligem e os esporos dos microorganismos. • Áreas de Depósito.

qüentou ou as fotografias de seus familiares. Recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1 vídeo (30 min), DVD, son. xii. O PROGED está empe-nhado na elaboração de manual que contempla requisitos para a autuação e tramitação. ORIENTAÇÕES PARA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS Porto Alegre, maio de (SARH) através do Sistema de Arquivos do Estado do Rio Grande do Sul – SIARQ/RS Documentos suporte em Papel 18 ºC a 22 ºC 50% a 60% Manter temperatura e umidade relativa constantes nos acervos.

que utilizam, em grande parte, o papel como suporte da informa-ção, além de tintas das mais diversas composições. O Programa de Preservação de Documentos teve manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos início em , com o manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos objetivo de adotar medidas para estabilizar ou amenizar os processos de degradação do acervo, prolongando o tempo de vida e a qualidade de . Somemos ao elevado índice de acidez, o efeito das altas temperaturas predominante nos países tropicais e subtropicais e uma variação da umidade relativa, teremos um quadro bastante desfavorável na conservação de documentos em papel. Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente (Lei Federal n. Gestão de documentos. O manual Recomendações para a construção de arquivos, publicado pelo CONARQ em , reúne as indicações para a constru-ção, reforma e adequação de edifícios de arquivos. Os gases formam os poluentes mais reativos e perigosos para os documentos. Recomendação para Preservação de Documentos.

Sobre os cuidados com arquivos especiais, assinale V para o item verdadeiro e F para o falso. Objetivo e âmbito O manual de procedimentos do arquivo da ACSS visa dar instruções para a realização de todas as operações e indicações relacionadas com o arquivo e os documentos que o integram, tendo como objetivos. 3º).º, n. 3º). Apresentam ainda uma síntese das opções de mobiliário e as soluções para a armazenagem de mapas ou documentos de grandes dimensões. O presente manual foi dividido em duas partes. imagem dos arquivos como caves ou sótãos com conjuntos informes de documentos, em que existe tudo mas nada se encontra com os inconvenientes daí decorrentes, em que tudo lá vai parar, sem registos e Manual de Procedimentos para os Arquivos Centrais das Comarcas.

A manutenção de condições estáveis é de grande manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos importância. CONTROLE integrado de insetos em arquivos e bibliotecas. conservação de documentos em papel. do Sertão, bem como em arquivos públicos e privados de Feira de Santana, Cachoeira, Salvador. Os níveis de temperatura ou umidade não devem ser modificados à noite, nos fins de semana, ou em outras ocasiões em que bibliotecas ou arquivos estejam fechados. Para que os documentos cheguem em boas condições de conservação ao Arquivo Histrico, devem ser observadas algumas medidas de conservação preventiva durante a produção dos documentos e a sua arrumação em Arquivos Correntes. O Programa de Preservação de Documentos teve início em , com o objetivo de adotar medidas para estabilizar ou amenizar os processos de degradação do acervo, prolongando o tempo de vida e a qualidade de acesso às informações.

ARQUIVOS, manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos GESTÃO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÃO ARCHIVE, MANAGEMENT OF DOCUMENTS AND INFORMATION investem ou investem pouco em pessoal especializado e voltado para a atuação nos arquivos. Conservação de fotografia e confecção manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos de álbuns fotográficos Conservação de capa para discos de vinil Técnicas de conservação e pequenos reparos em capas de vinil confeccionadas em papelão tipo duplex seguindo os preceitos de conservação e com materiais de qualidade arquivística. - Procedimentos para a classificação de documentos; um documento de arquivo em suporte papel. Descrevem os materiais necessários e a confecção de caixas para pequenos livros, de jaquetas de poliéster e de suportes para livros, além de passe-partout para trabalhos artísticos em papel. deterioração de materiais de bibliotecas e arquivos.

Secretaria da Educação, CRE Mário Covas, IMESP. Entretanto, a quantidade de documentos em outros materiais, como filmes, discos e meios magnéticos aumenta rapidamente. O presente manual foi elaborado em e traz alguns elementos básicos sobre guarda, transferência e manuseio de acervos arquivísticos. Para criar ou capturar um documento, clique no botão “Criar Novo”.

to, enquanto as de armazenamento de documentos de-vem ser totalmente independentes das demais. Manual de trabalho em arquivos escolares. estratégica das manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos funções de um arquivo. Em Trâmite: documentos que estão em tramitação. O manual Recomendações para a construção de arquivos, publicado pelo CONARQ em , reúne as indicações para a constru-ção, reforma e adequação de edifícios de arquivos.

6 das Recomendações para a Produção e Armazenamento de Documentos de Arquivo, elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivos. Conselho Nacional de Arquivos. século XIX em papel albuminado, seja na forma de fotografias preto e branco em papel de gelatina e prata, ou na forma de transparências coloridas contem-porâneas (diapositivos), microfilmes, microfichas, filmes cinematográficos, estão sujeitas a diversos mecanismos de deterioração. Sistema de Arquivos. Preservação de Documentos.

Conselho Nacional de Arquivos. informações são registradas em suportes diferentes do papel: discos, filmes, fitas e são chamados de. O trabalho será embasado no estudo teórico do assunto em conjunto com pesquisas de campo, para melhor relacionar o problema e comprovar se a hipótese de que a conservação preventiva é a melhor solução, se confirma. Dentre as causas de degradação do papel, podemos citar as de origem intrínseca e as de origem extrínsecas. CONTROLE integrado de insetos em arquivos e bibliotecas.Site institucional do Arquivo Público do Paraná. Manual Técnico de Preservação e Conservação Documentos Extrajudiciais no século XV, foi o ponto de partida para a expansão do uso do papel como suporte original para a escrita. Manual de Gestão de Documentos 9 1.

manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos Secretaria da Educação, CRE Mário Covas, manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos IMESP. II - Organização manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos de Arquivos. Documentos em suporte papel: origem e estruturaAuthor: Luciana Souza de Brito, Elisângela Gorete Fantinel, Tauani Bisognin Ramos, Marcos Alexandre Gelesky. O trabalho será embasado no estudo teórico do assunto em conjunto com pesquisas de campo, para melhor relacionar o problema e comprovar se a hipótese de que a conservação preventiva é a melhor solução, se confirma. Manual de Orientações básicas de Conservação. Este vídeo aborda a preservação e conservação de documentos audiovisuais. Mobiliário de armazenagem: um breve resumo das opções atuais 9. Arquivos Conceito O Conselho Internacional de Arquivos (CIA), organismo vinculado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), criado em com o objetivo de promover a conservação e a utilização dos recursos arquivísticos em todos os países, em seu.

Procedimentos básicos para a conservação de documentos com suporte em pergaminho Sónia Domingos Divisão de Preservação, Conservaão e Restauro O pergaminho como suporte para a escrita Embora o pergaminho encontre as suas origens nos povos nómadas da Ásia Menor, a.º º, que se consideram findos para efeitos de arquivo: a) Os processos cíveis, decorridos três meses após o.º, n. Atualmente, a maior parte dos documentos arquivísticos é constituída de papel.º 2). Os documentos de arquivo independem, como se vê, do suporte uti-lizado para o registro da informação, que pode estar em papel, em filme, em dis-co óptico ou em qualquer outro mate-rial. • Áreas de Depósito.

a situação deste não será mais exibida em nenhuma coluna do quadro de documentos do remetente. as fotografias devem ser acondicionadas em papel de pH neutro e guardadas manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos em pastas suspensas, com suportes de plástico.º, n. O papel, por . A importância de um planejamento de preservação envolvendo os documentos em papel e os eletrônicos, os registros sonoros e as manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos fotografias; recomendações para construção de edifícios de arquivo; os fatores intrínsecos e extrínsecos de degradação dos documentos; os planos de prevenção de desastres e técnicas de restauração. Um exemplo clássico são as dobras feitas nos cantos superiores de livros e documentos pra marcar a página de leitura. manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos e corresponder às expectativas de preservação dos documentos.

º , , Art. A poluição atmosférica é. A pesquisa relatada neste artigo visa, de maneira geral, contribuir para as discussões e questionamentos em torno da preservação de documentos digitais em arquivos. Arquivo Nacional. Recomenda-se: Não dobrar o papel Não expor os documentos à luz solar Não rabiscar os documentos. II - Organização de Arquivos. O dióxido de enxofre é lançado na atmosfera, principalmente pela Os livros molhados aumentam de volume, os impressos em papel tipo cuchê.

I. Os acervos de bibliotecas e arquivos são em geral constituí-dos de livros, mapas, fotografias, obras de arte, revistas, manuscritos etc.) utilizada para consul- de elaborar documentos em razão das atividades de um se e seleção de documentos de arquivo para definir prazos de guarda, independentemente do suporte (papel, o filme, manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos o . Na última terça-feira (12), foi realizado no Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) o Encontro das Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA) para Implementação do Programa SP.

Site institucional do Arquivo Público do Paraná. As disciplinas que utilizam documentos como matéria-prima. As necessidades específicas para a consulta, guarda e preservação desses documentos devem ser consideradas no planejamento do edifício. Este é o menu que apresenta funcionalidades de acordo com as permissões de cada usuário logado no manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos sistema. No caso de caixas não confeccionados em cartão alcalino, recomenda-se o manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos uso manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos de invólucros internos de papel alcalino, para evitar o contato direto de documentos com materiais instáveis.

Página PAPEL COM PH NEUTRO - Papel sem acidez, adequado para a conservação dos documentos, por não Manual de trabalho em arquivos escolares. Dentre as causas de degradação do papel, podemos citar as de origem intrínseca e as de origem extrínsecas. to, enquanto as de armazenamento de documentos de-vem ser totalmente independentes das demais. Arquivo Corrente ou Ativo - conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-fim e atividades-meio e que se conservam manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados. Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente (Lei Federal n. C.

. Os acervos de bibliotecas e arquivos são em geral constituí-dos de livros, mapas, fotografias, obras de arte, revistas, manuscritos etc. São Paulo, Procedimentos básicos para a conservação de documentos com suporte manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos em pergaminho Sónia Domingos Divisão de Preservação, Conservaão e Restauro O pergaminho como suporte para a escrita Embora o pergaminho encontre as suas origens nos povos nómadas da Ásia Menor, a.

Recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes. formais típicos de processo em papel, tais como capeamento, criação de volumes, inclusão de termos, numeração de folhas, carimbos e aposição de etiquetas. assegurar as operações de eliminação e de remessa de processos para os arquivos distritais.

Site institucional do Arquivo Público do Paraná. O sistema de ar condicionado deverá estar ligado ininterruptamente para evitar oscilações bruscas sobre o acervo. Apresenta a preservação de documentos digitais sob a ótica da arquivística, identificando as estratégias, bem como os critérios e políticas da preservação digital. para higienizar os documentos, dotada de um meca-nismo de aspiração para sucção da sujeira. Documento é toda a informação registrada em um supor-te material (papel, fita, disco óptico, etc. As competências atribuídas ao Arquivo Distrital de Aveiro incluem os serviços de consultoria e apoio técnico, quer para «promover o conhecimento e fruição» do património arquivístico da «área geográfica de intervenção, autonomamente ou em colaboração com outras entidades», quer para «assegurar a implementação das políticas de preservação e conservação. Documentos em suporte papel: origem e estrutura.

1o Fórum de Arquivos do Poder Judiciário, em , e o seminário sobre Arquivos e Documentos Eletrônicos, em , no Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro, como estratégia de desenvolvimento dos profissionais que atuam nos arquivos e para consolidar, em nível institucional, a importância da gestão de documentos.. ZIP Extensão de Formato para compactação de arquivos. Recomenda-se: Não dobrar o papel Não expor os documentos à luz solar Não rabiscar os documentos. CONSERVAÇÃO preventiva em bibliotecas e arquivos.

As administrações conservam os documentos em arquivo como fonte de informação para o seu governo e o direito – especialmente o romano – estabelece o valor probatório do documento escrito. Jan 14, · Este vídeo aborda a preservação e conservação de documentos audiovisuais. Manual de Orientações básicas de Conservação. O correto é o uso de marcadores de papel de qualidade, criados para esta finalidade.

ºs 4 e 5 e 6. A primeira parte traz um estudo sobre alguns conceitos básicos da teoria arquivística, recomendações para construção de arquivos. Urgente: documentos marcados como urgente na funcionalidade “Definir Marcador”. número de documentos impressos, e manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos em especial a biblioteca pública manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos do Centro Cultural São Paulo. Há, pois, uma certa linha de continuidade nas presentes Orientações. a orientação para que, em casos de emergência, seja possível garantir a integridade da documentação mantida sob a manual para conservaçao de documentos em papel em arquivos publicos sua guarda.

O presente manual foi elaborado em e traz alguns elementos básicos sobre guarda, transferência e manuseio de acervos arquivísticos. Consultadoria. caso da fotografia digital ou dos arquivos de imagens gerados no processo de digitalização de documentos em suporte papel 2.º, n. Manual de conservação de documentos.


Comments are closed.